sábado, 23 de outubro de 2010

10 Passos para Organizar o seu Roupeiro



Hoje tenho uma óptima sugestão para vos apresentar, que considero fundamental para todas nós.
Termos o roupeiro arrumado e organizado é meio caminho andado para nos vestirmos melhor, mais depressa e mais facilmente. Não acreditam?

Ora vejam:
Com um roupeiro desarrumado é uma confusão tremendaa!! Tudo o que nos vem ás mãos parece igual e nem sabemos em que pegar, bem lá no fundo há roupas enfiadas que já não metemos a vista em cima á semanas e até mesmo meses, quando compramos roupas novas estas até vão pelo mesmo caminho; enfiamo-las lá para o nosso monte de roupa e dias mais tarde nem as conseguimos encontrar no meio de tanta barafunda. Com tudo isto já nem temos vontade de fazer toilettes todos os dias. Já para não falar na falta de higiene, lembra-te que muitas dessas roupas deveriam ir imediatamente depois de despidas para a maquina de lavar, não só pelo facto de suarmos mas também porque essa mesma roupa já teve contacto com o exterior. Então ainda acham que é pouco?

Vamos então por as mãos á obra!

1º Passo:

Retirem tudo de dentro do roupeiro. Tudo, tudo, inclusive cabides e acessórios, o roupeiro tem que ficar vazio! Caso este tenha gavetas, é melhor começar por retirar tudo das mesmas, faça isto por etapas para o quarto não ficar uma confusão.

2º Passo:

Á quanto tempo não fazes uma grande limpeza ao roupeiro? Aposto que á já algum, por isso pega num pano e num produto de limpeza e começa a esfregar, caso sejas alérgica ao pó utiliza um pano embebido em água. É este o espaço em que vais trabalhar e se não o limpares primeiro não fará muito sentido todo este esforço.

3º Passo:

Caso tenhas as roupas de Inverno e Verão todas misturadas tens que as separar primeiro! Roupa de Verão para um lado e roupa de Inverno para outro.
Agora em cima da tua cama, fazes 3 montes, um com a roupa que já não dá para aproveitar (camisolas velhas, coisas partidas, coisas que já não dêem para outra pessoa as utilizar); outro com roupa que não utilizes mas que dá para alguém fazer uso dela e por fim outro monte para a roupa que uses.

Agora para cada monte deves:

- Roupa que não dá para aproveitar:

Roupas com manchas, rasgões, defeitos, ou qualquer outra maldade, não há razão para estarem a ocupar espaço no vosso roupeiro não é? Não deitem fora uma peça de roupa ou porque é feia, ou porque já não está na moda ou ainda porque não vos serve. Para isso existe o monte 2.

- Roupa que dá para alguém usufruir dela:

Há gostos para tudo, aquilo que tu podes achar que já não está na moda ou que é feio alguém pode gostar, verdade? Além disso há pessoas que precisam bem mais da vossa roupa do que o vosso roupeiro onde ninguém lhes toca. Podem vendê-la ou dár, mas primeiro certifiquem-se que está em bom estado!

- Roupa que usas:

Aqui tens que ser muito útil e determinada. Se não usás-te alguma peça de roupa no ano passado acreditas que este ano vais usar? Não penses nisso, não é verdade.
Se estão com dúvidas não fiquem com a peça. É por essas e por outras que guardamos TUDO e ficamos com uma lixeira caseira. Guardem peças que realmente gostam, que vos ficam a matar e que estejam de acordo com o vosso estilo de vida. Também é importante que essa peça combine com 3 outras coisas porque senão é completamente despropositada e não é muito útil.
Quantas vezes comprámos uma camisola que não dava com nada do que tínhamos com a promessa de encontrar os sapatos certos ou a mala? Pois... Se não encontraram o par maravilha num ano é porque já desistiram da tarefa, por isso para quê ocupar mais espaço?

4º Passo:

E pronto depois de tudo seleccionado ficamos apenas com o que damos uso. Agora tens que decidir como vais arrumar as roupas, por familias de cores vermelhos, laranjas e amarelos num sitio, pretos, cincentos e brancos noutro ou dividem por uso, por ocasião (trabalho, dia-a-dia, festas), ou por tipo (algodão, lãs, ganga, licra, etc). Consoante o que vos der mais jeito. A palavra de ordem é ARRUMAÇÃO!

5º Passo:

Arranjem prateleiras, compartimentos, gavetas, cabides (É verdade, muito importante...Os cabides tortos ou estragados têm um lugarzinho reservado para eles no vosso lixo, pois, mesmo que não estejam guardados no vosso roupeiro, estão a ocupar espaço noutros locais, e é mais uma coisa desnecessária!)
Dobrem as camisolas, para porém nas prateleiras ou gavetas mas certifiquem-se de que quando quiserem está tudo bem visivel.

6º Passo:

O passo seguinte é a organização das camisas, blusas que deverão ficar do lado oposto de onde se encontram as calças, saias, vestidos e casacos. Coloca num canto do armario as peças maiores e preferencialmente as que menos usas, segue a mesma lógica de separação das calças, saias, vestidos e casacos. Separa por cores, do tom escuro para o mais claro, vais ver que desta forma será muito mais fácil quando te fores vestir ou procurar apressadamente alguma roupa específica.

7º Passo:

O mesmo deve ser feito com as gavetas das cuequinhas, soutiens, meias e acessórios. Separe numa gaveta os soutiens e as cuequinhas mais básicas que usas no teu dia-a-dia, em outra gaveta coloca as lingeries mais especiais. E deixa uma gaveta somente para as meias.

8º Passo:

Lenços, echarpes e cintos devem estar organizados por cor e pendurados num cabide.

9º Passo:

Mantem os sapatos noutro armário, os sapatos não devem ser guardados próximo das roupas por vários motivos, entre eles o odor que o sapato exala, e o facto de o teres utilizado na ruas (local pouco higienico) por isso mantem-los longe de tuas roupas; a mesma dica vale para as malas, arranja uma gaveta ou até mesmo aquelas caixas de verga super giras para as colocar, assim até as podes guardar no teu roupeiro.

10º Passo:

Por fim não guardes as roupas sujas, e mantem dentro das gavetas sabonetes perfumados ou saquinhos com flores secas para deixar tudo com cheirinho de novo!

E pronto, se seguires estes 10 passos, tens garantido um roupeiro organizado, limpo e arrumado.

Agora a verdadeira dificuldade é mantê-lo assim, mas com força de vontade tudo se consegue.

Sem comentários:

Enviar um comentário